segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

RUMO AO DESCONHECIDO – OBJETIVO: CONHECER UMA JOIA RARA

Dia 21 de abril de 2011, por volta das 7:00 horas da manhã, peguei o carro e com um roteiro pré-definido, viajei de São José, município de Santa Catarina para Cacequi no Rio Grande do Sul, com o objetivo de conhecer uma joia rara até então desconhecida para mim.

Meu roteiro foi São José- Palhoça – Lages – Vacaria – Caxias do Sul- Santa Cruz do Sul – Santa Maria - Cacequi.

O dia estava lindo.
Até Lages enfrentei um enorme engarrafamento, devido ao feriadão prolongado que começou na quinta-feira para terminar no domingo.

Após o município de Lages tudo transcorreu maravilhosamente bem com um lindo cenário ornamentado por belas paisagens.

Dormi na mimosa cidade de Santa Cruz do Sul.

Na manhã seguinte por volta das 8:00 horas sai do hotel e prossegui viagem. Por causa da neblina tive que dirigir mais devagar

para logo depois ser brindada por um lindo sol

Pergunta aqui, pergunta acolá por causa da sinalização precária, finalmente por volta das 11:30 hs cheguei em Cacequi/RS–

Atravessei a cidade – consistia em uma avenida principal e várias transversais; encontrei o hotel e churrascaria o Gaucho e lá me hospedei.

Após o almoço, fui procurar o endereço da minha joia. Ufa! Que sufoco. Não era mais lá. Tinha mudado de endereço.

E aí? Perguntei-me... Teria percorrido quase 500 km em vão? Lembrei-me da máxima que diz: “Quem tem boca vai a Roma”... e saí perguntando aos vizinhos do único endereço que tinha em mãos. Alguns eram novos; não conheciam e nunca tinham ouvido falar desta joia.

Desci um pouco mais à rua e mais uma vez perguntei. Finalmente encontrei antigo morador que tinha conhecimento da existência da joia,porém não sabia o endereço. Me deu uma dica de um local aonde eu poderia ter alguma esperança de encontrar.

E lá vou eu de novo. Era uma outra residência. Expliquei o motivo da minha viagem. Ufa!!!! Hurra!!! Quanta alegria senti. As esperanças reacenderam. E mais uma vez me dirigi ao endereço que acabara de consegui.

Chegando lá, bati palmas.... apareceu uma bela moça na janela. Me identifiquei e falei o motivo da minha viagem e procura. Gentilmente a bela moça pediu para eu entrar e.........lá estava a joia rara.

Linda! Divina! Maravilhosa! Cintilante! Radiante! Iluminada!Parecia um anjo.

Esta é minha joia Maysinha.
Foi uma das maiores emoções da minha vida em 2011. Conheci meu tesouro no dia 22 de abril de 2011 com 1 ano 11 meses.

Após passada a emoção, ainda fiquei na cidade até o dia seguinte. Pela manhã saímos para passear e conhecer melhor a cidade.
Esta é a Bruna - mãe da Maysinha.
Esta é Cristina - avó materna da Maysinha.
E esta sou eu - avó paterna da Maysinha.

À tarde, retornei a minha cidade, fazendo o mesmo percurso. Deveria ter ficado um pouco mais ou mais um dia. Achei melhor não incomodar. Já estava satisfeita e feliz por ter encontrado uma nova pessoinha que agora faria parte da minha vida para sempre.

Te amo Maysinha. De coração prá coração.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CIRCUITO ANDINO- AGOSTO DE 2011

QUARTO DIA – 30 DE AGOSTO – Após café matinal saímos às 7:30hs, para Mendoza. Durante o dia deve ser percorrido em torno de 700 km com chegada prevista para as 1700 hs. Almoçamos em Vila Mariana (Córdoba), trocamos bilhetinhos do amigo invisível (animal), assistimos filme, dormimos, jogamos ou simplesmente jogamos conversa fora.
O amigo invisível consiste em tirarmos o nome de um outro companheiro. Só que este companheiro tem que levar na viagem um bichinho com ele. Teve de tudo, leão, tigre, abelha, beija-flor, joaninha, coruja, cavalo, condor, puma, gatinho, cordeiro e outros tantos - o meu bichinho foi o bem-ti-vi.
Quem quiser (o que não é obrigatório) durante toda a viagem, pode-se deixar na caixinha uma lembrancinha, juntamente com um bilhetinho para o seu amigo.
O presente, na revelação, é somente um abraço.
Recebemos uma linda necessaire da Cristur. Linda!!!

À noite, ainda saímos para lanchar e comprar alfajores ao preço de 22 pesos a caixa. É muita energia.....

CIRCUITO ANDINO- AGOSTO DE 2011

TERCEIRO DIA – 29 DE AGOSTO – Saímos as 7:30hs, após café da manhã rumo à Córdoba, chegando por volta das 13:30 hs, nos acomodando no HOTEL DUCAL. Almoçamos no restaurante Las Tinajas e trocamos pesos argentinos. A companheira Camila nos deixou ficando na cidade onde reside. Fizemos um city tour conhecendo os principais pontos turísticos.

À noite saimos para tomar um café no calçadão perto da Universidade de Córdoba.

CIRCUITO ANDINO - AGOSTO DE 2011

SEGUNDO DIA – 28 DE AGOSTO – Saímos às 06:00hs, após o café da manhã continuamos nossa viagem, cruzando a fronteira Brasil-Argentina. Todo o protocolo foi executado pela equipe que comandava a excursão, apresentando nossos documentos (identidade original ou passaporte) que obrigatoriamente deviam estar em bom estado de conservação e com emissão a partir de 2001, ou seja, deveriam ter menos de 10 anos de emissão.
Após realizada a burocrática, porém necessária passagem,seguimos viagem até Santa Fé(Argentina) passando por Passo de Los Libres.
Atravessamos o túnel sub-fluvial Hernandarias que passa sob o Rio Paraná e possui uma extensão de 3.800 metros. Tivemos oportunidade de parar e conhecer de perto todo o mecanismo deste mega investimento tecnológico.

Chegamos em Santa Fé no final da tarde e nos hospedamos no HOTEL HOSTAL DE LA VERA CRUZ. Tomamos banho e saímos para conhecer a cidade perto das imediações do hotel.

(fotos by sonmarry)

CIRCUITO ANDINO- AGOSTO DE 2011

FLORIANÓPOLIS-URUGUAIANA-PARANÁ-CÓRDOBA-MENDOZA- SANTIAGO DO CHILE- PUERTO MONTT-PUERTO VARAS-SAN CARLOS DE BARILOCHE-BAHIA BLANCA-BUENOS AIRES-RIVEIRA-SANTANA DO LIVRAMENTO-FLORIANÓPOLIS

PERÍODO: 27 DE AGOSTO À 16 DE SETEMBRO DE 2011

Tudo começou como um sonho em dezembro de 2010; estava em Ijuí no Rio Grande do Sul, passando o Ano Novo num hotel fazenda, quando tomei conhecimento do roteiro desta viagem. Simplesmente fiquei fascinada. Resolvi me dar de presente de aniversário de 61 anos completados no dia 03 de agosto de 2011.

PRIMEIRO DIA - 27 DE AGOSTO – Embarque dos passageiros no terminal de Florianópolis às 5:30hs., com destino à Uruguaiana. Outros como eu e minha companheira de poltrona e quarto, embarcaram no terminal de Campinas às 5:45hs.
(Sonia e Regina)

Ônibus super confortável Doublé-Deck, panorâmico com sala de jogos e banheiro no andar inferior, ar condicionado, DVD, 4 TV, CD, WC, cafeteria,geladeira e forno elétrico.
Logo após nosso embarque foi feita uma oração para nosso dia ser maravilhoso e livre de acidentes ou outras interferência nefasta. Ritual que foi realizado todos os outros dias antes de prosseguirmos viagem.
Durante todo o dia apreciamos belas paisagens ornamentadas com as planícies do Rio Grande do Sul e pelas Lagoas de Quadro e Barros.
Além da integração no ônibus, com a apresentação da turma composta de 33 tripulantes, o serviço de bordo com o já famoso e delicioso cafezinho da Cris, água mineral, refrigerantes, chá, biscoitinhos, balas, bombons, sanduíches e outras coisitas mais, deliciaram nosso dia.
Às 12 horas paramos para o almoço na Churrascaria Radar, em Gravataí. Na parte da tarde assistimos um filme enquanto outros preferiram jogar. Após ouvimos músicas e procuramos no integrar com os demais companheiros.
Chegamos ao Hotel Glória, em Uruguaiana, por volta das 22:00hs para nosso merecido repouso.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

PÉ NA ESTRADA - NOVAMENTE - JULHO/2009

Avance Sempre

Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.

Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.

Continue andando e fazendo.

O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.

A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.

Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.

Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.

Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.

Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.
Mas, seja, lá o que for, continue. O importante é não parar!(AD)

NOVAMENTE COM O PÉ NA ESTRADA.

Manhã gélida! Sábado, 27 de julho de 2009, por volta das 06h:30m, filhos acordados para troca de beijos e abraços de despedida, viajamos à Brasília – Capital do Distrito Federal. Na comitiva encontrava-se meu amigo JC (ex-marido), sua filha Camila e eu.

(Camila, Marcelo, João Carlos e Janon- foto by Sonmarry)

(João Carlos e Sônia - foto by Camila)

Seguimos pela BR 282 rumo ao município de Joaçaba-SC, distante 367 Km de São José-SC.

No município de Santo Amaro da Imperatriz a geada começara a aparecer. As árvores e os campos todos cobertos de branco. Paisagem indescritível que estava a presenciar pela primeira vez. Várias fotos foram tiradas de dentro do carro. Mas.... tínhamos que sentir o frio intenso penetrando nossos poros, deixando nossos narizes fungando e nossos corações aquecidos de tanta beleza.
(Camila descendo do carro - foto by Sonmarry)

(Camila e a geada - foto by Sonmarry)
(SôniaMaria
foto by Camila)
Às oito horas paramos em Bom Retiro - SC para tomarmos um café bem quentinho que aquecesse nosso interior.
(geada em Bom Retiro - foto by Camila)

Por volta do meio dia, a pequena Camila ficou em Joaçaba-SC onde reside.
(Camila - Ribeirão da Ilha - Floripa-SC - foto by Sonmarry)

Seguimos em direção à Água Doce para entramos na BR-153 e prosseguir viagem pela rota General Carneiro, União da Vitória, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Palmeira, Vila Velha e Ponta Grossa, todos no Estado do Paraná.

(foto by Sonmarry)
Dormimos em Ponta Grossa (PR) no Hotel Planalto (recomendo).
Demorei alguns minutos para aprender (sozinha) como acender a luz do apartamento usando aquele cartão magnético (risos).
Após uma relaxante ducha e lanchar, adormeci.

Manhã seguinte soube que meu companheiro de viagem não passara bem a noite em virtude de uma infecção intestinal, mas, mesmo assim prosseguimos viagem.
De volta a estrada, enfrentamos um forte nevoeiro matinal.

(nevoeiro - foto by Sonmarry)

Nossa rota percorreu os municípios de Piraí do Sul, Ventania, Jacarezinho (estado do Paraná);
(Rumo à Ventania - foto by Sonmarry)

No estado de São Paulo, atravessamos Ourinhos, Marília e, em Getulina o combustível ficou escasso obrigando-nos adentrar na cidade à procura de gasolina.
Pasmem! Já passava das 12 horas, os dois postos da cidade estavam fechados e não abririam mais porque era domingo.
O que fazer? Conversa vai, conversa vem encontramos um “bom brasileiro” que possuía 2garrafas “pet” de 2 litros com o precioso líquido que nos vendeu para obter um lucrozinho razoável.....
Saímos dali com a sensação de ter realizado um grande negócio...
Salva a pátria amada, seguimos em direção à Lins-SP onde abastecemos o carro, almoçamos e continuamos atravessando o imenso estado de São Paulo.
Em São José do Rio Preto(SP) - JC pediu auxílio a um farmacêutico; não suportava mais as fortes dores que lhe acometiam.
Em Minas Gerais passamos por Prata, Monte Alegre de Minas e paramos em Itumbiara-Go para pernoite no Hotel Beira Rio (recomendo).
(interior do hotel Beira Rio visto do 8º andar - foto by Sonmarry)

Da sacada do hotel, pela manhã,observei melhor este município que faz divisa com o Estado de Minas Gerais, separado por um rio.
(foto by Sonmarry)

(Sônia - sacada do hotel beira rio- foto by Sonmarry)

(Sônia saindo do hotel - foto by JC)

Continuamos viagem passando pelos municípios de Rancho Alegre, prof. Jamil, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Anápolis e finalmente chegamos à Brasília.
(rumo à Goiânia - foto by Sonmarry)

(placa indicativa - foto by Sonmarry)

Ao chegar a Brasília observamos que a Capital e seu entorno encontra-se com várias “construções” sendo executadas; um grande canteiro de obras;

SERÁ PORQUE 2010 É ANO ELEITORAL? NÃO CREIO!!!!

(foto by Sonmarry)

Após saída de Santa Catarina com uma temperatura de 4 graus e sensação térmica de 0 grau, a capital do país estava muito quente e com a umidade do ar muito baixa chegando a 14; obrigando-nos a tomar muito líquido e dificultando nossa respiração. Soube que fazia dois meses que não chovia, motivo pelo qual a grama estava seca e as árvores encobertas por muita poeira provocada pela seca e pelas construções.

Brasília fica mais bela a cada dia que passa - com enormes espaços arborizados, seus grandes monumentos, palácios e prédios suntuosos.

(prédio do exército - monumental - foto by Sonmarry)

Conheci uma pessoa excepcionalmente iluminada chamada irmã Gasparina.
Para descrevê-la precisaria de um capítulo à parte; acreditem – ainda não seria o suficiente e nem faria jus.
(Irmã Gasparina- foto by Sonmarry))

Irmã Gasparinha mora num lugar místico, santificado, com 12 cachorros, papagaios, filhos, netos, muito verde ao seu redor e um amor imenso ao Criador e às pessoas.
(cacto florido- foto by Sonmarry)
(florada da mangueira - foto by Sonmarry)

Permaneci na capital durante dois (2)dias visitando meu irmão Luiz e cunhada Marilda.

(Marilda - minha cunhada e Luiz - meu irmão - foto by Sonmarry)

Fazer turismo de “MERCEDES” com motorista particular, de uniforme, que abre a porta para você entrar e sair - foi um luxo só - que fiz questão de me presentear.
E com um preço bem acessível.... pasmem: PROMOÇÃO...... R$ 3,00 (isso mesmo...... só três reais)...

JC, meu companheiro de viagem ficou em Brasília onde mora com a esposa e filhas.

Na noite do dia 29 de julho, às 20 horas, retornei para Florianópolis-SC, pela empresa Real Expresso com destino até Porto Alegre(RS).
A viagem até Floripa, prevista para durar 27 horas foi acrescida por mais 2 horas.

(Luiz - Sônia e Marilda - na Rodoferroviária de BSB - foto by Maria Clara)

(Registrando viagem - foto by Maria Clara)

Durante todo o percurso de volta fui brindada por belas paisagens, plantações de laranja café, arroz, paina e muito gado nos verdes pastos. Um verdadeiro deleite para meus olhos.
(foto by Sonmarry)

Clima agradável durante um longo percurso só diminuindo à partir no município de Castro (PR) até São José(SC).
Os municípios de Castro e Ponta Grossa impressionam pela grandeza e prosperidade.
A maioria dos municípios de Minas Gerais e Goiás impressionam pela religiosidade e pelas imagens de “santos” nas suas entradas.

(foto by Sonmarry)

"Se não houver frutos, Valeu a beleza das flores... Se não houver flores, Valeu a sombra das folhas... Se não houver folhas, Valeu a intenção da semente..."
"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos"(Eleonor Roosevelt)

O DESAFIO VENCIDO DESTA VEZ FOI:

2.078 km (ida) – feita de carro
1.573 km (volta) – feita de ônibus

R E S U M O
3.651 km percorridos;
Muita alegria em viajar;
Muita satisfação pessoal:
Muito brilho no olhar;
Prazer inenarrável em retornar ao lar.

“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca." (D. Hélder Câmara)
(Sonia - foto by Sonmarry)

São José-SC, em 31 de julho de 2009.